Aprenda aqui em como deixar sua nota de devolução no padrão solicitado pelo fornecedor.
O cenário deste artigo, é onde quero devolver mercadoria de uma nota que recebi, com todos os dados que o fornecedor me enviou, para que ele não rejeite minha nota.
É muito comum fornecedores informarem que só aceitam a nota de devolução, se a mesma tiver os mesmos impostos declarados, e muitas das vezes isso faz com que a devolução fique travada devido o usuário desconhecer em como destacar estes impostos.
Vamos lhe mostrar como é tudo muito fácil, primeiramente veja a nota que usarei de exemplo:
Veja que é uma nota com dois itens, onde neste cenário irei fazer uma nota de devolução desejando devolver o primeiro item que é : Linguiça Mista Cozida e Defumada.
Neste artigo veremos os seguintes tópicos:
Como encontrar o ICMS
1º Acesse o portal de consulta da nf-e e ali coloque a chave de acesso e faça a consulta desta nota no portal da receita, pois somente ali você terá dados completos da parte de imposto do produto.
2º Clicar na aba "Produtos e Serviços" e ali clicar no símbolo de + para expandir dados do produto que deseja remover.
Através do site da receita, já é possível de identificar que este item possui os seguintes campos que deverão sair na nota de devolução:
-
Base de calculo de ICMS
-
Alíquota de ICMS
-
Modalidade da base de calculo de ICMS
-
Percentual de redução da base de calculo de ICMS
-
Valor de ICMS
-
Valor do ICMS ST.
IMPORTANTE: Este artigo irá abordar apenas o assunto em como destacar o ICMS e ICMS ST da sua compra, na nota de devolução, para saber outros dados em como iniciar a nota de devolução, clique aqui
3º Quando estiver na parte dos itens da nota, e já tiver inserido o CFOP de devolução, quantidade a ser devolvida e valor, clique na aba Tributações:
Se sua empresa for do Simples Nacional
Veja qual campo no sistema da KCMS é correspondente ao campo da NF.
IMPORTANTE: para que esses campos fiquem habilitados para preenchimento, é necessário que a Situação Tributária - CSOSN esteja com o código 900.
1º Veja no site qual é a modalidade da base de calculo do ICMS normal e preencha no sistema da KCMS com a mesma informação:
2º Veja qual a alíquota do ICMS normal do site e copie ela no sistema KCMS.
3º Redução da base de calculo( se não tiver não preencha nada).
4º Base de calculo do ICMS normal e Valor do ICMS normal:
falta agora preencher o valor de ICMS ST que a nota informa que é de 13,74, entretanto o governo informa que empresas do simples nacional não devem destacar base e valor de ICMS ST na nota em campos específicos, e sim no campo Outras Despesas acessórias.
IPI Também é informado nesse mesmo campo
5º Valor de ICMS ST ( pegando o valor e preenchendo em despesas acessórias no sistema).
6º Clique agora no botão Confirmar F3.
Desta maneira, você estará destacando os impostos corretamente do seu item a ser devolvido, e se tudo estiver preenchido corretamente não terá retorno desta nota com seu fornecedor.
E aí? Nós da KCMS estamos curiosos para saber se esse artigo foi útil para lhe ajudar!
Qualquer dúvida, entre em contato com a nossa equipe de ajuda clicando aqui.