Cadastrar administradoras (bandeiras de cartões) - SGF

Aprenda o passo a passo de como cadastrar as bandeiras dos cartões, para um melhor controle das taxas.

Neste artigo iremos ver: 

Quais os benefícios de se cadastrar administradoras

Sabemos que atualmente as maquinas de cartões ao passar um cartão, ela associa a venda a uma bandeira:

- Amex, Visa ELECTRON, MASTERCARD, etc.

Com isso se torna muito importante, entender e gerenciar :

  • Quanto venho pagando de taxa de cada bandeira?
  • Recebi realmente o valor correto das bandeiras que transacionei?

Fazendo os cadastros de cada bandeira, é possível efetuar este controle. Desta forma, o seu gerenciamento financeiro passa a ter a informação se suas taxas estão muito abusivas, se esta recebendo no valor correto, e quais bandeiras estão correspondendo no seu montante final, que tem muita importância para o negocio. 

Aprenda abaixo como cadastrar as administradoras, para que as mesmas possam ser utilizadas no seu ponto de venda!

    Como cadastrar uma administradora seguindo passo a passo.

    1.  Abra o módulo SOLUS SGF.

     

    2.  Acesse o menu "Cadastro" > "Administradoras"

    3. Clique no botão Inserir F2.

    Dica: Nesta tela é possível inserir uma nova administradora, consultar as que já possui no cadastro ou altera-las. 

    4.  Na tela a seguir, os campos a se preencher são:

    Abaixo segue o explicativo dos campos: 

    • Nome da administradora: Campo destinado ao nome da administradora que será apresentado no PDV (Ex.: Sodexo, credi alimentação, etc.).

    • Fornecedor: Campo destinado ao fornecedor da administradora. Geralmente são empresas que fornecem ao estabelecimento os aparelhos que transacionam o cartão (Ex.: Cielo, Redecard, Getnet, etc.). 

    • Plano de contas a pagar: Campo para informar qual o plano de contas será utilizado.  É uma forma de classificar este gasto para visualizar em relatórios de gerencia. Neste caso como se trata de uma administradora, o plano de contas a pagar seria voltado a taxa de cartão, algo do gênero.

    • Plano de contas Receber:  O plano de contas a receber é algo voltado a vendas pra clientes, receitas, etc. 
    • Centro de custos Pagar:  Campo destinado a informar em qual centro custo constará essa conta a pagar. Por padrão o sistema traz o centro de custo "Empresa".

    • Centro de custos Receber: Campo destinado a informar em qual centro custo constará essa conta a receber. Por padrão o sistema também traz o centro de custo "Empresa".
    • Forma de pagamento: Campo destinado a forma de pagamento que a administradora está correlacionada. Na maioria dos casos fica correlacionada a forma de pagamento "Cartão".

    •  TEF: Campo destinado a informar se a administradora será vinculada ao sistema de TEF. Este campo só será utilizado se adquirir a solução de TEF com a KCMS.

    • Lançar no financeiro baseado no vencimento do cliente: Quando a venda for feita nesta administradora, será gerado um título no financeiro que tenha a data de vencimento baseado no campo "Dia Vencto fatura cartão" (localizado na aba "Ficha de crédito" do cadastro do cliente). Recurso utilizado quando por exemplo: o estabelecimento deseja fazer vendas a prazo, e determina sempre um dia X do mês, para o cliente vir fazer o pagamento da dívida. 

    • Verificar dados do cliente: Valida se os dados do cliente não estão bloqueados, como saldo, data validade do cartão, etc. Caso haja alguma inadimplência em algum destes campos, ele não permite fazer a venda para o cliente por esta administradora. 

    • Lançar no financeiro como baixado no pagar: Ao fazer a venda nesta administradora, o sistema gera um titulo como baixado para registrar aquela movimentação. Recurso utilizado quando por exemplo: A venda de uma administradora é cartão de débito. Como todo cartão possui uma taxa administrativa, em um relatório do próprio SGF é possível de visualizar o quanto foi vendido nesta administradora e o valor de taxa que será paga.

    • Lançar no financeiro como baixado no receber: Recurso utilizado quando por exemplo: A venda de uma administradora é cartão de débito. Como venda no debito é a vista, o sistema gera um registro (titulo) com status BT (baixado total) para que tenha controle valor que foi vendido naquela administradora. Se não marcar esta caixa, a venda no PDV é feita normalmente, porém o titulo ficara com status aberto, como se fosse uma venda onde o cliente terá que voltar ao estabelecimento para pagar.

    • Inativo: Ao marcar essa opção, e enviar a carga de dados, esta administradora não será mais apresentada no PDV.

    • (%) Taxa administrativa: percentual de taxa que terá nesta administradora.

    Associação para arquivos SPED fiscal (Para empresas que não são do Simples Nacional)

    Esta aba é exclusiva para preenchimento de estabelecimentos cujo regime tributário seja Lucro Real ou Presumido. Para empresas do regime Simples nacional, este campo ficará desabilitado.

    Tipo de movimentação para escrituração no EFD: Informação será enviada no arquivo de ICMS/IPI (arquivo fiscal que empresas optantes do lucro real ou presumido devem enviar ao escritório contábil). Este campo informa ao sistema do governo, se as transações no PDV, referente a administradora, são de crédito ou débito.

    IMPORTANTE: Após ter feito o cadastro, ou alguma alteração, faça o procedimento de "envio de carga" para o PDV! 

    Segue abaixo, um exemplo de uma administradora cadastrada no sistema: