Descubra como atualizar o certificado digital para emissão de notas fiscais eletrônicas (DANFE/NFE) e NFCe.
Neste artigo veremos:
- O que é um certificado digital.
- Quais os tipos de certificado Digital.
- Atualizar um certificado Digital.
O que é um certificado digital?
O certificado digital é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa. Como uma carteira de identificação virtual e também permite assinar documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório.
Quais os tipos de certificado digital?
Existe o Tipo A, e Tipo S, sendo o mais utilizado no mercado o tipo A.
No Tipo A, existem duas modalidades de certificado.
Tipos certificado Modelo A | Modelo A1* | Modelo A3 |
Descrição | Uma espécie de arquivo digital, é instalado e armazenado dentro do computador. | É armazenado em token ou em cartões inteligentes que plugam no computador ou dispositivo. Similar a um pen drive. |
Validade | 1 ano. | 3 anos |
Benefícios | Pode ser instalado em diversos computadores simultaneamente. Pode ser instalado em Softwares de emissão de notas fiscais. | Pode ser levado para qualquer lugar que quiser. É intrasferível, somente o portador da senha consegue utiliza-lo. |
IMPORTANTE: A KCMS e os demais sistemas utilizam o modelo A1.
Atualizar um certificado Digital.
Para atualizar/renovar/comprar seu certificado você pode:
- Procurar orientação com seu escritório contábil para mais informações, assim possivelmente encontrara o melhor custo beneficio.
- Adquirir com empresas como Serasa, Certisign, correios, entre outras, pois lembrando sempre que para utilizar no KCMS deve ser exclusivamente o modelo A1.
Assim que você compra o certificado ou atualiza, a fornecedora do certificado envia no e-mail que foi disposto no ato da compra, um passo a passo para instalar o certificado no seu computador, para que depois você realize a exportação para inserir no sistema desejado.
Ativação/Atualização na plataforma
1º Acesse a Plataforma de Gestão da KCMS e clique em Configuração e logo em seguida em Empresa
2º Clique na aba Certificado Digital
3º Habilite a opção Certificado digital registrado (Caso vc já tenha inserido um certificado digital antes esta opção já estará habilitada)
4º Com o Arquivo do Certificado Digital já baixado em seu computador clique em Escolher arquivo e selecione-o (o arquivo do certificado digital é um .pfx)
Após inserir o arquivo do certificado basta colocar a senha do certificado e clicar em salvar
Pronto esta inserido/atualizado seu certificado digital!