Cadastro de ficha técnica (composição) - SGM

Veja como montar a ficha técnica do seus produtos onde você pode vender um item e dar baixa no estoque em outro.

Neste artigo você irá aprender:

 

O que a ficha técnica?

É um manual de instruções da cozinha, pois é nela que você especifica os ingredientes que utiliza e suas quantidades para o preparo do seu prato que vai ao seu cliente.

Quais os benefícios em ter ela inserida no sistema?

  • Evita desperdício - reduz custos.

  • Medir o quanto esta variando os preços para uma melhor compra.

  • Controle correto do estoque de qualquer restaurante, lanchonete ou segmento que trabalha com manipulação de produtos.

Como fazer uma ficha técnica no sistema?

Para montar de maneira rápida e consistente uma ficha técnica, é necessário seguir fielmente 4 etapas:

  • Escolha o produto  - Neste exemplo vamos fazer a ficha técnica de uma Parmegiana de carne.

  • Escreva os ingredientes e suas quantidades. - escreva em algum lugar os itens que compõe o produto final, veja o exemplo:

    • 1 unidade de Parmegiana de carne.
      • Ingredientes
        250 gramas de contra file
        200 gramas de arroz
        130 gramas de feijão
  • Cadastre todos os itens - Tenha no sistema cadastrado todos os itens, tanto o produto final, quanto seus ingredientes.

  • Associe os itens e pronto! - Associe o produto final aos ingredientes, informando as quantidades.

Vamos agora realizar passo a passo, veja como é simples

Cadastre todos os itens.

Veja no exemplo abaixo um cadastro de um ingrediente (Contra file KG) para realizar o mesmo para os demais.

1. Abra o SGM

2. Clique no menu Cadastro de produtos > depois no botão Inserir F2 no canto direito.

IMPORTANTE: A ideia aqui é mostrar campos que serão importantes apenas para a ficha técnica, não saiba como cadastrar produtos no sistema KCMS, sugerimos que visualize nosso artigo clicando aqui.

Alguns detalhes devem ser levados em consideração ao cadastrar um ingrediente no sistema, 5 campos devem ser observados:

  • Código de barra - determine uma sequencia de códigos aos itens daquela família. Por exemplo: Se todos os ingredientes que são carne do restaurante, corresponde a 40 itens, deixe o código de barra de 101 a 140 só para carnes, depois para frios se for 60 deixe do 201 ao 260 para frios, e por ai vai, assim fica padronizado!

  • Descrição: padronizada para todos do mesmo grupo.

  • Gênero e grupo especifico: Pertencer a um gênero e grupo especifico para Matéria prima, para que seja fácil tirar relatórios destes itens.

  • Tipo de produto: Ideal este item não aparecer no PDV para não ser vendido por engano, em tipo de produtos determinamos isso.

  • Tipo de Unidade: Verificar qual o tipo de unidade que este produto pertence.(Quilograma, unidade, caixa, etc.)

  • Preço de custo: Valor pago por esta mercadoria pela unidade de medida, exemplo, se você compra 1 caixa de contra file, pagando 300 reais a caixa, mas que contem 10 quilos nesta caixa, como sua unidade de medida será KG, no campo preço de custo será 300/10= 30,00 reais.

Veja imagem abaixo como exemplo:

Seguindo esta mesma linha, cadastre Arroz, Feijão e os demais itens que compõe o produto final(neste caso a Parmegiana de Carne).

IMPORTANTE: o sistema possui algumas unidades de medida já cadastradas, onde através delas, é possível de dizer se a quantidade do estoque será debitada em valores inteiros (1,2,45,68..) ou se irá trabalhar com valores fracionados (1,200, 3,400, 0,234).

Veja na imagem abaixo, como fazer com que o sistema deixe a unidade para "fracionar" e assim permitir trabalhar com valores quebrados para aquela unidade.

Caso tenha determinado KG(quilograma) ou LT(litro) para os ingredientes, verifique se estas unidades permitem fracionamento.

Associando o produto final aos seus ingredientes

1.  No SGM acesse o cadastro do seu produto final, aquele que seu cliente escolhe e visualiza no cardápio. Neste exemplo será a Parmegiana carne.

Agora que ocorre a magica! vamos associar a Parmegiana de carne aos ingredientes seguindo os seguintes passos:

2. Clicar na caixa Composição.

Aviso: A partir do momento que é feito esta marcação, veja que os campos de preço de entrada e custo, já não são mais possíveis de editar, pois o sistema vai montar o custo do seu produto, baseado nos custos de cada ingrediente adicionado.

3. Clique na aba Embalagem/Composição.

 

4. Nesta tela, na parte inferior, clique no botão adicionar para começar a colocar os ingredientes e suas quantidades para a Parmegiana de Carne.

 


5. Procure um dos ingredientes cadastrados e de dois cliques nele.

 

IMPORTANTE: Se acaso os itens Ingredientes(MP) não tiverem preço de custo, ao clicar no botão adicionar o sistema apresentará a mensagem "não é permitido inserir produto sem preço de custo" sendo assim, só é possível de montar a ficha técnica se todos os ingredientes tiverem valor no preço de custo.

6. Agora que o ingrediente esta associado ao produto final, basta clicar no ingrediente, e na parte inferior, no campo Quantidade, alterar ali quanto que utiliza deste ingrediente para este prato e pressionar ENTER em seu teclado para ele atribuir o quantidade ao ingrediente.

 

Se acaso você não esteja conseguindo colocar valores quebrados a quantidade do seu ingrediente, verifique se ele em seu cadastro:

  • Está com a unidade de medida correta - Quilograma, Grama, Litro, unidades que devem ser possíveis de fracionar, diferente de Unidade que só vende inteiro.

  • Unidade está permitindo fracionamento - Se a unidade que ele pertence, está permitindo fracionamento, conforme vimos acima.

7. Agora é necessário clicar no botão Adicionar novamente e adicionar mais ingredientes deste produto e informar as quantidades, até ter inserido todos os itens, e ao final seu produto estará similar a esta imagem:

 

8. Clique agora na aba geral, e verá que o custo do seu produto final, já foi automaticamente montado, e cada alteração de valor dos ingredientes, os custos terão alteração para que possa ver se a sua margem está aceitável ou não.

 

9. Clique agora em Confirmar e assim estará feita a ficha técnica da Parmegiana de Carne.

 

OBSERVAÇÃO: Ela sempre ficará em vermelho, pois o estoque da parmegiana será sempre 0, e não terá alteração, já que os itens que irão ter alteração no estoque será os ingredientes!

Envie uma carga de produtos ao sistema e verá que quando vender o produto no caixa, os ingredientes que terão baixa no estoque.

Caso tenha duvidas sobre como enviar uma carga de produtos ao PDV, veja nosso artigo clicando aqui!