Veja aqui como importar seu cardápio digital por planilha Excel!
- Como fazer download da planilha base para importação
- Como preencher a planilha de importação com Informações Básicas
- Como importar a planilha de Importação Produtos
Como fazer download da planilha base para importação
- Para ter a planilha base para a importação vá ao menu materiais > cardápio e, em seguida, clique no botão de fundo branco: "Importar cardápio". Veja:
- Muito bem! Perceba que após isso uma outra tela aparecerá, desta vez, mostrando as opções de importação, logo, selecione "Planilha Excel":
- Certo! Uma outra tela surgirá a qual lhe mostrará os passos a serem seguidos para a devida importação Excel, o primeiro é o download da planilha base. Para isso, basta clicar no ícone do Excel para descarregar o arquivo. Veja:
- Download efetuado! Agora partiremos para o preenchimento da planilha 💪
Como preencher a planilha de importação com Informações Básicas
- Ao abrir a planilha, o primeiro campo que nos deparamos é o de Unidades, entretanto, por padrão ele já vira preenchido com as unidades básicas que possamos utilizar. Ou seja, não precisamos altera-lo. Veja:
- Em seguida devemos preencher a planilha de Categorias na qual deve ser inserida, evidentemente, as categorias dos produtos que terá. Veja as secções a serem preenchidas:
- Nome
- Aplicar taxa se serviço
Obs: caso tenha taxa de serviço cadastrada, ao marcar tal opção como: "Sim". Ela será aplicada sobre todos os produtos da respectiva categoria! - Produtos para maiores de 18 anos?
Obs: certifique-se de marcar "Sim" para as categorias que contém bebidas alcóolicas!
- Muito bem! Agora, partiremos para o ultimo campo da planilha, o de Produtos. Nele, você deve preencher as colunas com as informações básicas de:
- categorias
- códigos de barras
- nome do produto
- unidade
- preço de venda
- informações adicionais (descrição)
- CATEGORIAS: aqui vamos inserir as categorias informadas anteriormente. Veja:
Obs: perceba que o nome das categorias se repetem. Isso, devido à sua associação com cada produto! - CÓDIGO DE BARRAS: aqui vamos colocar os códigos de barras dos produtos, certifique-se que esses códigos não se repitam entre si! Veja:
Obs: caso este campo não seja informado, o sistema selecionará códigos de barras sequenciais (1, 2, 3, ...n) durante a importação. Mas, recomendamos que o informe para deter maior controle e/ou gestão sob sua importação de produtos!
- CATEGORIAS: aqui vamos inserir as categorias informadas anteriormente. Veja:
-
- NOME DO PRODUTO: aqui vamos nomear cada produto de acordo com sua respectiva categoria e código de barras. Veja:IMPORTANTE: não adicione produtos de mesmo nome! Por mais que os códigos de barra sejam diferentes, ainda sim, há conflito!
- UNIDADE: aqui vamos inserir as unidades dos respectivos produtos já informados, isto, de acordo com a maneira que irá vende-lo e quantifica-lo. Veja:
- PREÇO DE VENDA: aqui vamos informar os preços de cada produto. Veja:
- INFORMAÇÕES ADICIONAIS (DESCRIÇÃO): aqui vamos dar uma descrição para os produtos, de modo, a deixa-lo mais explicativo para o cliente. Veja:
4. Perfeito! Com esses campos devidamente preenchidos, partiremos para a importação de fato 🚀
Como importar a planilha de Importação Produtos
- Para isso, volte ao menu Materiais > Cardápio e clique no botão de fundo branco "Importar cardápio" e selecione "Planilha Excel", tal como, feito anteriormente!
- Logo, vá até o ultimo passo da importação e, enfim, importe a planilha em questão clicando no botão "Enviar Arquivo":
- Um pop-up (telinha) surgirá no qual deve-se procurar e abrir o arquivo de importação. Veja:
- A mensagem de "importação em andamento" será mostrada e, logo após ser concluída, um aviso de 'erros gerados durante a importação' será mostrado logo abaixo. Entretanto, nenhum erro deve ser gerado se seguiu este passo a passo! 😉
- Veja como a importação trará seus produtos (baseado no exemplo do artigo):