Veja aqui como realizar a configuração de contas a pagar e receber na plataforma.
Contas a pagar e receber são funcionalidades do nosso sistema que te ajudam na gestão do seu financeiro (títulos financeiros, taxa de cartões, pagamento de funcionários) e além de também saber quais clientes possuem dívidas a serem pagas para a sua empresa, abaixo será mostrado um passo a passo de como realizar essa configuração
Criando uma Categoria Financeira
Uma categoria financeira é basicamente qual o tipo de receita que a sua empresa obteve (podendo ser receita proveniente de venda a clientes, premiações, à prazo, etc...) assim como também tipos de despesas que a sua empresa precisou arcar (pagamento de funcionários, tarifas de cartões, despesas com equipamentos, aluguel, etc...).
Abaixo mostraremos como criar uma categoria:
De Receita
1. Acesse o menu Financeiro > Categoria > aba Receitas
2. Você pode ou clicar no botão do + para criar uma categoria dentro de uma Categoria Pai, ou clicar no botão + Novo Registro
3. Informe o Tipo de Categoria como Receita e caso desejar qual a sua Categoria Pai, em seguida digite o nome desejado para a receita e Salve
De Despesa
1. Acesse o menu Financeiro > Categoria > aba Despesas
2. Você pode ou clicar no botão do + para criar uma categoria dentro de uma Categoria Pai, ou clicar no botão + Novo Registro
3. Informe o Tipo de Categoria como Despesa e caso desejar qual a sua Categoria Pai, em seguida digite o nome desejado para a despesa e Salve
Criando um Centro de Custo
Um centro de custo especifica qual o "cofre" da qual a sua receita ou despesa será depositada ou retirada
1. Acesse o menu Financeiro > Centro de Custo
2. Clique no botão verde + Novo Registro
3. Informe o nome do seu Centro de Custo, por padrão muitos clientes digitam "EMPRESA"
Criando uma Conta Bancária
Só o que resta fazer é criar uma conta bancária de onde o sistema irá depositar ou retirar o dinheiro das transações de receita e despesa, realizadas durante as vendas e lançamentos financeiros
1. Acesse o menu Financeiro > Conta Bancária
2. Clique no botão verde + Novo Registro
3. Na janela que abrir, note que será necessário informar o Banco da sua conta bancária, a Descrição da mesma e o seu Saldo inicial, após informar esses campos, clique em Salvar