Para cadastrar os produtos no sistema, adianto que você precisa ter os seguintes dados:

Para um Cadastro Base(dados básicos):

  • Cód. Barra

  • Nome

  • Preço de venda

  • NCM

  • Classificação mercadológica (categoria a qual este produto vai pertencer)

Para um Cadastro Completo( Solicite ao seu Escritório Contábil):

  • CFOP de Venda

  • CST ou CSOSN ( depende do regime tributário de sua empresa

  • CST de PIS/COFINS.

Como realizar o cadastro base?

Veja neste exemplo, onde iremos cadastrar um Lanche X-Salada, veja:

1º Clique na opção "Produtos" dentro da categoria Materiais.

2º Clique na opção “Novo Registro”

3º No campo "nome", insira o nome completo do seu item

Dica: Informe a descrição do produto de forma completa e padronizada, exemplo:
"Refrigerante Coca-Cola Lata 350 Ml"
Obs.: Mantendo um padrão no cadastro irá facilitar as pesquisas e alterações em lote de produtos.
Evite misturar termos para um mesmo produto por exemplo:

  1. "Biscoito Recheado" / "Bolacha Recheada"

  2. "Xampu" / "Shampoo"

4º No campo “Nome reduzido” informe o nome que deseja para a impressão do cupom fiscal.

5º Depois informe o “código de barras”.

Dica: O código de barras deve ser preenchido de acordo com o tipo do seu produto e se você possui ou não leitor de código de barras, por exemplo:

  • Tenho leitor de cod barras no caixa: Produtos que já vem com código barras impresso, basta “bipar” o código do produto, ou informar o número que vem embaixo das barrinhas.

  • Tenho leitor de código barras mas tenho itens que não tem código ( lanche, salgado, café,etc..): para estes produtos, insira códigos curtos, para facilitar o lançamento, exemplo:

Tenho 15 tipos de lanches, deixe do código 100 ao 115 para lanches.

Tenho 30 tipos de salgados: deixe do código 200 ao 230 para eles.

  • Não tenho leitor de cod de barras: utilize códigos curtos para todos os itens, ou seja, mesmo você tendo a Coca lata com o cod 789123456 defina um código menor a ela, ex: 101, 003,1005,etc.. similar ao que falamos dos lanches e salgados que comentamos acima =D.

Você verá que no futuro, isso vai ajudar muito na organização e gestão da sua empresa!

6º Diga qual será a "finalidade deste produto", Mercadoria para revenda, uso e consumo, matéria prima, etc..

7º Informe a Unidade de medida utilizado para vender:
EX: Unidade, Kilograma,Caixa

8º No campo Classificação Mercadológica, clique na Lupa e escolha a classificação a qual este item mais se encaixa:

OBS: Caso você não tenha a classificação mercadológica, veja como montar a sua clicando aqui.

8º Informe o NCM do seu produto, esta informação você pode pegar com eu escritório contábil de qual NCM inserir, e caso tenha a informação, digite o número neste campo. 

9º Clique em Salvar, mas saiba que existe 3 opções para salvar o produto:

  • Salvar = Ao salvar o produto será aberta as demais opções para o cadastro de produtos, como: preços, cenários fiscais e outras mais;

  • Salvar e Novo = Ao salvar o produto será aberto um novo registro em branco para cadastrar outro produto.

  • Salvar e copiar = Ao salvar, o sistema sugere para quais empresas deseja enviar este mesmo cadastro.

Pronto! Se realizou todos os passos conforme o exemplo, o que chamamos de cadastro base do seu produto já está finalizado!

Como deixar agora o cadastro completo?

IMPORTANTE: Ao final deste artigo, clique em
Carinha feliz: se resolveu sua duvida.
Carinha neutra ou triste : se não resolveu para deixarmos mais claro para voce!

Vamos agora colocar informações como preço, dados tributários, para que possamos emitir cupom fiscal deste item.

10º Clique na aba Preços e depois no botão “Adicionar”

11º Preencha ao menos o Preço de venda e clique em Salvar.

OBS: Sugiro também que você preencha o custo da mercadoria caso tenha esta informação.

12º Clique na aba Regras Fiscais, e depois no botão Adicionar.

13º No campo Cenário Fiscal, clique na ícone Lupa e selecione o cenário padrão que temos:

14º No campo CFOP, digite o código desejado e pressione ENTER.

15º Agora em CST, selecione o CST informado pela sua contabilidade, lembrando que:

  • Se sua empresa for do Simples Nacional – os códigos contem 3 digitos (EX: 102, 500, 900,etc..).

  • Se sua empresa for Regime Lucro Real ou Presumido – os códigos contem 2 dígitos ( 00,60,90, etc..).

Dica: lembrando que se você deseja vender este item no seu SAT fiscal, os CSTs,/CSOSNs permitidos são:

CSOSNs: 102, 300, 500 e 900
CSTs: 00,20,40,41,60 e 90

Referencia: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/sat/Paginas/perguntas-frequentes.aspx pergunta : Preenchimento de campos de CST e CSOSN.

16º Preencha agora o campo CST PIS e verá que o campo COFINS será preenchido automaticamente com a mesma informação.
17º Clique no botão Salvar.

Desta maneira, está finalizado o cadastro do seu item de maneira completa, assim estando apto para venda no PDV.

Cada vez que você vender o seu item no seu aparelho fiscal( impressora fiscal ou SAT) se faz necessário enviar os arquivos de venda ao escritório contábil, veja aqui Como extrair os arquivos para enviar ao contador?

Este artigo te ajudou? Clique na carinha abaixo e nos mostre se estamos no caminho certo.

Um grande abraço e até a próxima! = D

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