Dúvida: Gostaria de controlar no SOLUS minha venda de cartões, como faço isso?

Solução:  Administradoras sao úteis  para que o estabelecimento faça o controle do quanto se vende em cada bandeira de cartão (ex: Elo, Sodexo, Master, Visa,etc..).


Segue passo a passo como configurar este cadastro:

1º Abrir o módulo SOLUS SGF.

2º Acessar o menu "Cadastro" > "Administradoras"

3º Nesta tela, é possível  inserir uma nova administradora ou consultar as que já possui no cadastro e alterar as mesmas.
Neste exemplo iremos demonstrar como se cadastrar: clicar no botão Inserir F2.

4º Na tela a seguir, os campos a se preencher são:

Abaixo, segue as explicativo dos campos  que estão marcados em Vermelho: 

  • Nome da administradora: Campo destinado ao nome da administradora que será apresentado no PDV ( ex: Sodexo, credialimentação, etc...)

  • Fornecedor: Campo destinado a informar qual fornecedor fornece a administradora, geralmente empresas que fornecem ao estabelecimento, os aparelhos que transacionam o cartão(ex: Cielo, redecard,Getnet,etc..)

  • Plano  de contas a pagar:  Informar qual o plano de contas para visualizar em relatórios gerencias, pois o plano de contas é uma forma de informar qual a classificação deste gasto, ou seja, neste caso como se trata de uma administradora o plano de contas seria algo voltado a taxa de cartão, algo do gênero.

  • Centro de custos Pagar:  Campo destinado para informar com qual Centro custo constará essa conta a pagar. Por padrão o sistema traz o centro de custo Empresa.

  • Forma de pagamento: Campo onde é informado com qual forma de pagamento a administradora está correlacionada, na maioria dos casos fica correlacionada a forma de pagamento Cartão.

  • Plano de contas Receber:  Informar qual o plano de contas para visualizar em relatórios gerencias, pois o plano de contas é serve para informar qual a classificação deste recebimento, o plano de contas seria algo voltado a "vendas pra clientes", receitas,etc.., algo do gênero.

  • Centro de custos Receber: Campo destinado para informar com qual Centro custo constará essa conta a receber. Por padrão o sistema traz o centro de custo Empresa.

  •  TEF Campo destinado a informar se a administradora será vinculada a sistema de TEF. Este campo deve ser utilizado apenas caso também tenha adquirido a solução de TEF com a KCMS.


Abaixo, segue as explicativo dos campos  que estão marcados em Azul: 

  • Lançar no financeiro Baseado no vencimento do cliente: Utilizado para que quando a venda for feita nesta administradora, seja gerado um título no financeiro que tenha a data de vencimento baseando no campo "Dia Vencto fatura cartão" que fica na aba "Ficha de crédito" do cadastro do cliente. Recurso bastante utilizado quando por exemplo: o estabelecimento deseja fazer vendas a prazo,e determina sempre um dia X do mês, para o cliente vir fazer o pagamento da dívida.

  • Verificar dados do cliente: Valida se alguns dados do cliente, como Saldo,Data val do cartão e se o cliente não esta bloqueado, pois caso tenha alguma inadimplência em algum destes campos, ele não permite fazer a venda para o cliente por esta administradora.

  • Lançar no financeiro como baixado no pagar - Ao  fazer a venda nesta administradora, o sistema gera um titulo como baixado no pagar, para ficar registrado aquela movimentação, campo muito utilizado quando por exemplo, cria-se uma administradora e a venda dela é utilizada quando for cartão de debito, assim, como todo cartão possui uma taxa administrativa, em relatório do próprio SGF é possível de visualizar, o quanto foi vendido nesta administradora, e o valor de taxa que sera paga deste valor.

  • Lançar no financeiro como baixado no receber - ao fazer a venda nesta administradora,o sistema gera um titulo como baixado no receber, para ficar registrado aquela movimentação, campo muito utilizado quando por exemplo, cria-se uma administradora e a venda dela é utilizada quando for cartão de debito, assim, como venda no cartão de debito é a vista, o sistema gera um registro (titulo) com status BT(baixado total) para que tenha-se o controle de quantos se vendeu naquela administradora.se não marcar esta caixa, a venda no PDV é feita normalmente, mas o titulo ficara com status aberto, como se fosse uma venda onde o cliente terá que voltar ao estabelecimento para pagar.

  • Inativo - campo destinado para deixar com status inativo, ou seja, ao marcar essa opção, e enviar a carga de dados ao PDV, esta administrador não será mais apresentada no PDV.

  • (%)Taxa administrativa - percentual de taxa que terá nesta administradora.

OBS: Não há necessidade de preenchimento dos demais campos.

Aba EFD ICMS/ IPI: 

Esta aba é exclusiva para preenchimento de estabelecimentos cujo regime tributário seja Lucro Real ou Presumido. Para empresas do regime Simples nacional,  este campo ficará desabilitado.

Tipo de movimentação para escrituração no EFD:
Informação será enviada no arquivo de ICMS/IPI (arquivo fiscal que empresas optantes do lucro real ou presumido devem enviar ao escritório contábil). Este campo informa ao sistema do governo, se as transações no PDV, referente a  administradora, são de crédito ou débito.

Segue abaixo, um exemplo de uma administradora cadastrada no sistema.

Perguntas Frequentes

Desejo que quando pressionar a forma de pagamento cartão no ponto de venda, apareça as opções débito e crédito, como fazer?

Para isto, basta aplicar o cadastro das duas administradoras, seguindo este tutorial, uma chamada no campo Nome de "DÉBITO" e outra "CRÉDITO", e não esquecer de no campo forma de pagamento do cadastro das administradoras, colocar a opção de "Cartão", e fazer o envio de carga de dados ao PDV.

Fiz os cadastros, e mesmo assim não foi apresentado as opções quando pressiono cartão, o que devo fazer?

Verifique se após cadastrar, foi feito o envio de carga de dados, se sim, pressione a tecla para sair do PDV,e entre novamente, ou a tecla para "consultar produto(tecla B ou P), e veja se após isso, a próxima venda, ao pressionar cartão, será apresentado as administradoras ativas.


Conclusão: Seguindo este procedimento, será realizado o cadastramento das administradoras no SOLUS.


Caso deseje que as alterações tenham efeito no funcionamento do caixa, basta efetuar o processo de envio de carga de dados.

Este artigo foi útil? Clique nesta carinha 😃 ao final, e iremos saber que estamos no caminho certo.
Não foi útil? Clique nestas 😐 😞 que iremos repensar e editar imediatamente para deixar mais claro.

Lembre-se, qualquer duvida que tiver, não hesite em clicar no balãozinho do seu lado direioa, e começar um atendimento com a equipe de Sucesso do cliente.

Grande abraço = D

Encontrou sua resposta?