Duvida: Meu contador esta pedindo um relatório de inventario, que ele informa que toda virada de ano ele precisa disso, como consigo este relatório?

Solução: Relatório de inventario presente no módulo SAF.

Funciona assim:

Pense que já virou o ano, e resolvi abrir o SGM, SGF, STV etc..qualquer um dos S e alguma coisa rs, no dia 02-01-2018 por exemplo( ou qualquer outro dia, contanto que seja já no novo Ano), o sistema gera um inventário automático, com o estoque atual dos seus produtos naquele momento.

Então é comum quando se abre o sistema pela primeira vez do novo ano, o cliente ver a seguinte tela: 

Geralmente não leva mais de 5 minutos, e após ele terminar, já é possível de visualizar o inventario no sistema SGM.

Por exemplo, se voce abre o SGM, e clicar em Estoque > Inventario > Editar Inventario, deixe o simbolo de % e Clique em Consultar, e você irá visualizar a data do inventário que o sistema gerou.

De dois cliques no resultado, e você irá ver todos os seus produtos, com a contagem que o sistema fez..lembrando que se acaso quiser, você poderá editar dando dois cliques na coluna estoque por exemplo.

Depois de ter editado, clique no botão Confirmar, se acaso não desejar mudar nenhuma informação, nem efetue este processo, e ja veja abaixo em como enviar esta informação ao escritório:

1 - Abra o sistema SAF 

Dica: Se acaso este módulo não estiver presente em seu computador, faça contato com o suporte, solicitando a instalação do mesmo.

2 - Acessar SAF - Relatórios - EFD ICMS IPI - Escrituração de Inventário. 

3 - Você verá a seguinte tela:

  • Data : Data do invetario que deseja visualizar( ex: o inventario que o sistema gera automaticamente na virada, fica com a data do ultimo dia do ultimo mes do ano 31-12)

  • Somente produtos a serem escriturados no SPED Fiscal: Se voce marcar está caixa, o sistema entende que somente os itens que estão com estoque maior ou igual a 0 que ele irá inserir no relatório, valor negativo ele não trará( marque está caixa).

  • Ordenar por: aqui é como você deseja ver organizado, se por ordem crescente por cod barra, descrição, etc... mais indicado clicar em descrição, e clicar na setinha para enviar do lado esquerdo.

Se a sua tela estiver semelhante acima, clique em OK.

Será apresentado o relatório, e dependendo do segmento, poderá ter N paginas, pois vai variar da quantidade de itens ativos.

Você irá identificar que na ultima pagina, voce terá o total de quantidade do estoque, e o valor total do seu estoque sobre o valor de custo que está nos seus itens atualmente.

Ele traz também uma coluna ao final, chamado Custo x Alíquota ICMS, que mostra o quanto você pagou de ICMS sobre o seu custo total....não entendeu...veja este exemplo abaixo:

EX: Comprei um Refrigerante de 2 lt.

Quantidade que comprei: 10

Valor unitário de compra: 5,00

Valor total do custo: 50,00

Alíquota do produto : 18%

Valor de ICMS que paguei no total deste produto= 50,00 x 18% = 9,00 ( ou seja, 9 reais foi de imposto de ICMS pago sobre esse montante comprado).

Agora basta Salvar o relatório, e enviar ao escritório contábil.

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