Problema: Preciso cadastrar uma alíquota de ICMS, devido minha nota de entrada estar dando erro, ou por que meu contador pediu, como faço?

Solução: Cadastro de alíquota no SGM.

1 - Primeiramente, abra o seu SGM e acesse a guia Cadastro> alíquota, conforme imagem abaixo:

Já na pagina de Cadastro de Alíquotas, coloque o símbolo de porcentagem (“%”) para que sejam exibidas todas as alíquotas já têm cadastradas por padrão no sistema.

Caso nenhuma destas alíquotas seja desejada, para inserir uma nova, clique no botão inserir, ou pressione a tecla F2 do seu teclado.

Uma nova tela será apresentada, com os seguintes campos:

§  Descrição: campo onde se determina qual será o nome da sua alíquota. (EX: Tributado em 04,00%, Isento) preferencialmente, preencha com uma descrição que já indique a porcentagem da alíquota.

§  ECF: campo onde é colocado o código da alíquota, pois as alíquotas padrões que estão cadastradas no sistema, já são também cadastradas na ECF sendo assim, se caso criar uma alíquota, a mesma devera ter este código na ECF cadastrada.

Para quem tem SAT FIscal, basta colocar XX neste campo.

§  Percentual: Este campo é responsável pela porcentagem a ser inserida nesta alíquota cadastrada

§  Inativo: Este campo serve para inativar a alíquota para que a mesma não apareça no cadastro de produto.

Após ter preenchido os campos, clique no botão Confirmar.

Pronto!!!Após isso, a alíquota já vai estar cadastrada, vale lembrar que por serem informações tributarias a verificação com o contador é fundamental, para que não sejam inseridos valores incorretos nos produtos.

Encontrou sua resposta?